terça-feira, 24 de maio de 2016

Justiça Eleitoral convoca para cadastramento biométrico

Para garantir mais segurança na hora da votação, eleitores precisam atualizar cadastro

Foto: Divulgação Tribunal Superior Eleitoral


A biometria é um sistema de atualização do cadastro eleitoral, e tem como objetivo implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital, fotografia e assinatura digitalizada. O cadastramento da biometria ocorre de forma gradual, isso porque é necessário convocar todo eleitorado para uma revisão do banco de dados. O sistema biométrico já vem sendo utilizado como medida de segurança em algumas cidades, mas ainda não é obrigatório em todo país.

Elisângela Rodrigues, escrevente do cartório da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, informa que os eleitores podem fazer o cadastramento no Poupa Tempo, em cartórios eleitorais e nos postos do Tribunal Regional Eleitoral na Rua Fernando Falcão, no Vale do Anhangabaú, levando os seguintes documentos: “RG, CPF e comprovante de residência. No caso de homem, se tiver já 18 anos, o comprovante do alistamento militar. Caso tenha 16 ou 17 anos, e não tiver os 18 anos completos, só RG, CPF e comprovante de residência”, informa.

 Na biometria, coloca-se o dedo no leitor e o sistema faz a comparação do que ele escaneou com uma base de dados já existente. Vitor Dobrochinski, coordenador de Tecnologia da Informação (T.I), explica como isso funciona: “A pessoa posiciona o dedo e esse equipamento faz o escaneamento da digital, então, a partir desse momento, um software vai codificar o que ele leu através das características individuais de cada indivíduo, e vai transformar isso em uma codificação em bits. Como cada pessoa têm suas características únicas de digitais, também essa codificação em bits será única, e isso é feito muito rápido”.

A biometria já é utilizada na segurança das empresas
(Foto por: Jéssica Quintana)
O coordenador conta ainda que esse sistema já é usado por muitas empresas e reconhecido por sua segurança. “Eu acho muito bom, porque uma assinatura não garante totalmente que é a pessoa que está votando, e uma pessoa até pode se passar por outra.”, conclui.
Alguns eleitores já fizeram o cadastramento e a maioria não encontrou dificuldades com o novo método. A eleitora Alanis Góes acredita que isso pode trazer mais segurança nas próximas eleições, “como é algo biométrico, será mais difícil a fraude, mas não impossível”, pontua.

Os eleitores puderam fazer o cadastramento até o dia 04 de maio. Quem não o realizou, terá que procurar os cartório eleitorais após o término das eleições municipais de 2016, pois, para o pleito de 2018, o uso da biometria será obrigatório.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons